Sal do HImalaya com Moedor Médio Montosco 270g
Ingredientes: Sal Rosa do Himalaia. Obtido de antigos mares dp Himalaia que secaram a mihões de anos.
Apresenta um sabor rico e picante, devido a sua composição com 84 minerais diferentes, incluindo cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Não contém GLUTEN.
Sal Rosa do Himalaya
Propriedade Minerais:
Mas afinal, o que faz do Sal do Rosa Himalaia um ingrediente tão especial? Geologicamente, a formação de gigantescas montanhas de sal data de 250 milhões, quando a lava incandescente começou encobrir parte do sal original dos primeiros oceanos. Sob pressão da energia solar intensa, o material foi se transformando em rocha sólida que, ao ser quebrado, se fragmenta na forma de cristais, a exemplo do diamante. É considerado o sal mais puro do mundo.
A composição clássica do Sal Rosa é de 98,35% de cloreto de sódio, incluindo até outros 84 elementos, entre eles fósforo, magnésio, potássio, cálcio, zinco, cobre e ferro. A coloração do sal, que pode ir do vermelho ao rosa claro, é derivada da concentração de ferro. Quanto mais claro, mais é o seu grau de pureza.
Essa combinação de fatores faz com que o Sal Rosa seja visto por um grande número de profissionais medidos e de nutrição como uma alternativa saudável na reposição de minerais indispensáveis ao corpo humano e menos agressivo em relação ao sal de cozinha convencional, que detém concentrações mais altas de sódio.
O principal diferencial do Sal Rosa é sua quantidade reduzida de sódio em estado puro. Enquanto cada 1 grama de sal de cozinha comum concentra 400 mg de sódio, no Sal rosa a relação é de 1gr X 230mg, quase a metade.
Aplicações do Sal do Himalaia na Cozinha:
O Sal Rosa do Himalaia possui sabor mais suave e menos invasivo que o sal tradicional, o que o torna ideal para o preparo de todo o tipo de prato, mas se destaca com alguns ingredientes em especial, como:
- Saladas
- Legumes
- Marinados
- Peixes e Frutos do Mar
Como naturalmente têm maior absorção de sal, pescados, verduras e legumes preservam seu seu gosto com um toque delicado do Sal Rosa, sem ficar “mascarados” pelo sabor intenso do sal comum.
Na hora de cozinhar, atenção: o Sal Rosa parece menos “salgado”, o que pode induzir ao uso excessivo. Usando a sua combinação preferida de temperos, o prato ficará delicioso e no ponto certo. Portanto, use com moderação.
O ganho de sabor é tão marcante que um das práticas comuns é o uso de placas de gema do Sal Rosa como “chapas”, que podem ir direto no fogão, na churrasqueira ou até mesmo para preparar um belo prato de sashimi ou carpaccio.